sexta-feira, 27 de fevereiro de 2026

Hugol convoca população a doar sangue

Hugol convoca população a doar sangue Unidade de saúde reforça a importância da doação voluntária de sangue para garantir a manutenção dos estoques e a continuidade dos atendimentos cirúrgicos e de urgência
No momento, há necessidade urgente de doações de todos os tipos sanguíneos. (Foto: Divulgação/Hugol) O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), reforça a importância da doação de sangue no Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), unidade referência no atendimento de urgência e emergência no Estado. A iniciativa tem como objetivo manter os estoques necessários para garantir a assistência a pacientes que necessitam de transfusões em procedimentos cirúrgicos, atendimentos de alta complexidade e tratamentos diversos. De acordo com o gerente do Banco de Sangue do Hugol, Dr. Adriano Arantes, houve redução no número de doações neste início de ano, o que impacta diretamente a reposição dos hemocomponentes. “A redução nas doações chegou a cerca de 70%, o que pressiona diretamente a reposição dos estoques. O consumo hospitalar permanece elevado, principalmente por atendermos um grande volume de pacientes graves, vítimas de acidentes e pessoas em tratamento contínuo”, explica. Segundo ele, a reposição adequada das bolsas é fundamental para manter a segurança assistencial. “Em média, cada procedimento cirúrgico pode utilizar cerca de duas bolsas de sangue, dependendo da complexidade do caso. Por isso, o apoio da população é essencial para garantir a continuidade segura dos atendimentos”, reforça. O diretor técnico do Hugol, Dr. Fabrício Leão, destaca que a unidade mantém monitoramento permanente dos estoques e atua de forma preventiva para assegurar a assistência aos pacientes. “O hospital realiza acompanhamento diário dos níveis do banco de sangue e adota todas as medidas necessárias para garantir a continuidade do atendimento. A doação de sangue é um elo essencial dessa rede de cuidado, que envolve equipe, sistema de saúde e sociedade", afirma. Uma única doação pode salvar até quatro vidas, já que o sangue coletado é fracionado em diferentes componentes utilizados conforme a necessidade clínica de cada paciente. O procedimento é rápido, seguro e realizado com materiais descartáveis, sem risco ao doador. As doações podem ser realizadas de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h30, e aos sábados, das 7h às 12h, no Banco de Sangue do Hugol. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (62) 3270-6662 e (62) 3270-6661. Podem doar pessoas entre 18 e 69 anos, com peso acima de 50 quilos, que estejam em boas condições de saúde, alimentadas, descansadas e que apresentem documento oficial com foto. Contato: Bruna Ferreira: (62) 994721501

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Instituto Unimed Goiânia recolhe papel de figurinha da Copa do Mundo para reciclagem

Instituto Unimed Goiânia recolhe papel de figurinha da Copa do Mundo para reciclagem Projeto recebe o material, pode levar até 100 anos para...