sexta-feira, 29 de agosto de 2025

Voluntários transformam a rotina hospitalar no HMAP

Voluntários transformam a rotina hospitalar no HMAP Desde 2023, o Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia (HMAP) conta com o programa de Voluntariado Einstein. Atualmente, 20 voluntários atuam em recepção, ambulatório, leitos e na Brinquedoteca, levando acolhimento e companhia a pacientes e familiares. O trabalho complementa a assistência técnica com cuidado humano. “Onde quer que o Einstein esteja, o voluntariado caminha junto. Nosso papel vai além do apoio: levamos afeto, escuta e presença”, afirma Telma Sobolh, presidente do Voluntariado Einstein.
Sobre o HMAP O Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia – Iris Rezende Machado (HMAP) foi inaugurado em dezembro de 2018 e é o maior hospital do Estado feito por uma prefeitura. Administrado pelo Einstein desde junho de 2022, foi construído numa área superior a 17 mil metros quadrados, onde atua com mais de 1.100 colaboradores para o atendimento de casos de alta complexidade, incluindo hemodinâmica e cirurgia bariátrica, além de várias especialidades cirúrgicas e diagnósticas. A estrutura contempla 10 salas de cirurgia e 235 leitos operacionais, sendo 10 de UTI pediátrica, 39 de UTI adulto, 31 de enfermaria pediátrica, e 155 leitos de clínica médica/cirúrgica. Trata-se da primeira operação de hospital público feita pelo Einstein fora da cidade de São Paulo. Nos primeiros seis meses de gestão, as filas de UTI da unidade foram reduzidas consideravelmente e a capacidade de atendimento dos leitos, dobrada. Já as longas filas de espera para cirurgias eletivas foram diminuídas em menos de um ano, feito alcançado graças a iniciativas como mutirões cirúrgicos, que priorizaram demandas urgentes. Nos primeiros seis meses de gestão Einstein, o tempo de permanência dos pacientes no hospital também foi reduzido de 9,5 para 5 dias. Em relação à mortalidade, em junho de 2022 a taxa era de 15,33% e, seis meses depois, de 3,6%. Entre janeiro de 2023 e julho de 2024, o HMAP realizou 90% de todos os procedimentos eletivos pelo SUS em Aparecida de Goiânia, levando a cidade ao título de município que mais realiza cirurgias não urgentes pelo SUS. Em 2025, prestes a completar três anos sob gestão Einstein, o hospital obteve a acreditação ONA nível 1, da Organização Nacional de Acreditação - um reconhecimento pela segurança e qualidade da assistência na unidade. No mesmo ano, a UTI do HMAP recebeu o Selo Top Performer 2025, concedido a hospitais que demonstram excelência no cuidado de pacientes em estado crítico. ---- Informações para a imprensa: FatoMais Comunicação - desde 2004, a sua Agência de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Instituto Unimed Goiânia recolhe papel de figurinha da Copa do Mundo para reciclagem

Instituto Unimed Goiânia recolhe papel de figurinha da Copa do Mundo para reciclagem Projeto recebe o material, pode levar até 100 anos para...