sexta-feira, 27 de junho de 2025

O que fazer nas férias? Escola Sigma ajuda pais a planejarem o tempo com os filhos

O que fazer nas férias? Escola Sigma ajuda pais a planejarem o tempo com os filhos Colégio Sigma destaca a importância de vivências afetivas e criativas no recesso escolar como formas valiosas de aprendizagem para as crianças O período de recesso escolar é muito mais do que um intervalo entre os semestres. Para o Colégio Sigma, as férias representam uma excelente oportunidade para que as famílias vivam experiências leves, afetivas e cheias de aprendizagem com as crianças. Na infância, brincar e aprender caminham lado a lado, e é nas pequenas descobertas do cotidiano que os maiores avanços no desenvolvimento acontecem. “O recesso escolar é uma ótima oportunidade para que as famílias vivam experiências leves, afetivas e cheias de aprendizagem com as crianças. Na infância, aprender e brincar caminham juntos, e é nas pequenas vivências do cotidiano que os maiores desenvolvimentos acontecem. Além disso, em Brasília temos muitos programas acessíveis e ricos para fazer com os pequenos durante esse período”, afirma Aline Brito, coordenadora dos segmentos de Educação Infantil e Ensino Fundamental I Para as crianças da Educação Infantil, Aline recomenda propostas que envolvam ludicidade, movimento e contato com o ambiente. Entre as atividades sugeridas estão: Ar livre: “Passeios ao ar livre, como piqueniques no Parque da Cidade ou no Jardim Botânico, onde a criança pode correr, observar a natureza e explorar com os sentidos” Contação de histórias: “Sessões de contação de histórias improvisadas em casa, com personagens inventados pela própria criança” Receitas: “Cozinhar juntos algo simples (como bolo ou pão de queijo), permitindo que a criança mexa, sinta, pese, conte, tudo vira matemática e linguagem” Pinturas: “Pintura com elementos naturais: folhas, galhos e pedras viram pincéis e carimbos” Brincadeiras: “"Caça ao tesouro" com pistas pela casa ou pelo quintal, estimulando atenção, linguagem e coordenação motor” Para os estudantes dos anos Iniciais, a coordenadora orienta atividades que mantenham a curiosidade ativa e incentivem a autonomia. Algumas das sugestões incluem: Visitas culturais: “Visita ao Planetário, ao Catetinho ou ao Museu Nacional, incentivando curiosidade e diálogo sobre temas diversos” Jogos de tabuleiro: “Jogos de tabuleiro simples que envolvem contagem, regras e estratégia como Jogo da Vida, Uno, Banco Imobiliário Júnior” Diário de férias: “Montar um diário das férias com textos, desenhos ou colagens, excelente estímulo à escrita e à organização de ideias” Oficinas de invenções: “Oficina de "invenções" com sucata e material reciclável, incentivando a resolução de problemas e a criatividade” Mini-horta: “Criar uma mini-horta em casa, acompanhando o crescimento das plantas e aprendendo sobre cuidado e paciência” Por fim, Aline reforça que “o mais importante é lembrar que o aprendizado não depende de conteúdo pronto, mas de experiências com sentido, afeto e liberdade. Crianças aprendem quando têm espaço para imaginar, movimentar-se, perguntar e se conectar com o mundo, e ninguém melhor do que a família para acompanhar esse processo durante as férias.” --

Nenhum comentário:

Postar um comentário

- HUGO reduz em 40% o tempo de internação de pacientes com fratura de fêmur proximal por quedas da própria altura

HUGO reduz em 40% o tempo de internação de pacientes com fratura de fêmur proximal por quedas da própria altura Novos protocolos e atendim...