segunda-feira, 7 de julho de 2025
Ônibus escolares equipados com Allison chegaram a Redenção (CE). São os primeiros com transmissões totalmente automáticas da América do Sul.
Ônibus escolares equipados com Allison chegaram a Redenção (CE). São os primeiros com transmissões totalmente automáticas da América do Sul.
Parceria com o Governo Federal leva ônibus automáticos do Programa Caminho da Escola para áreas rurais do Norte e Nordeste do Brasil: a cidade de Redenção, no interior do Ceará, é um desses exemplos
Em torno de 200 micro-ônibus Volare equipados com as transmissões automáticas Allison, das 320 unidades que fazem parte do programa instituído pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento Educacional (FNDE), agência federal ligada ao Ministério da Educação, já foram entregues em todo o Brasil. Estados como Bahia, Pernambuco, Espírito Santo, Minas Gerais, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, entre outros, já receberam os veículos que tornam o transporte dos alunos das escolas públicas do Brasil mais seguro e confiável.
Redenção, cidade a 55 quilômetros da capital Fortaleza, no estado do Ceará, foi o primeiro município brasileiro a receber os Volare com tração 4x4 equipados com uma transmissão totalmente automática Allison T2100 xFE®, da série Torqmatic™, para o transporte escolar da região. Esses novos ônibus permitiram o acesso a áreas anteriormente de difícil alcance.
“A educação do município de Redenção já enfrentou grandes desafios. Tivemos a época que as crianças eram transportadas em pau de arara (caminhão com bancos na carroceria) para as escolas”, comenta Jane Cleia Pereira da Costa, Secretária de Educação da cidade de Redenção. “Mas com a modernização do transporte escolar, o investimento realizado em infraestrutura está garantindo que nossas crianças cheguem às escolas com conforto e qualidade, o que contribui para um futuro mais promissor”.
Os ônibus Volare, disponíveis nas versões 4x2 e 4x4, estão equipados com transmissões Allison T2100 xFE. Os modelos totalmente automáticos são mais fáceis de operar em estradas com lama, cascalho ou areia, o que é particularmente comum nas áreas rurais do Norte e Nordeste do Brasil, onde muitos desses ônibus estão operando. Ao eliminar a necessidade de mudanças manuais de marcha, os motoristas podem manter o foco total na condução, especialmente em condições desafiadoras.
”Sou habilitado há 30 anos, mas nunca trabalhei com um veículo tão bom”, afirma José de Souza, motorista que transporta as crianças. “Se eu já trabalhava com gosto, agora trabalho muito melhor. Com o automático eu me sinto mais tranquilo. Com o manual, não é assim; às vezes você pode errar uma marcha em um local ruim, o que não acontece com a transmissão automática, que também é mais confortável. É só segurar o volante e seguir em frente, está aprovado”.
As crianças também acham os ônibus muito confortáveis e destacam que agora eles “conseguem subir e descer trechos que antes não era possível”, os veículos anteriores tinham dificuldade nas estradas íngremes e enlameadas. Em função disso, elas perdiam muitas aulas, o que não acontece mais.
“Allison tem grande satisfação em colaborar com o programa Caminho da Escola do FNDE que, ao longo dos anos, tem aprimorado o transporte escolar em todo o Brasil”, diz Gabriel Ruggiero, Diretor Regional de Operações para a América do Sul da Allison Transmission. “Com a inclusão do câmbio automático, a Allison oferece soluções totalmente alinhadas aos objetivos do programa, garantindo maior disponibilidade dos veículos e, consequentemente, o cumprimento do calendário escolar, além de transportar as crianças com qualidade e conforto às escolas."
Para maiores informações sobre o desempenho das transmissões Allison nos ônibus escolares, visite allisontransmission.com.
Sobre a Allison Transmission
A Allison Transmission (NYSE: ALSN) é projetista e fabricante líder de soluções de propulsão para veículos comerciais e de defesa e a maior produtora global de transmissões totalmente automáticas médias e pesadas que melhoram a maneira como o mundo funciona. Os produtos Allison são usados em uma ampla variedade de aplicações, incluindo caminhões urbanos (distribuição, lixo, construção, incêndio e emergência), ônibus (escola, transporte coletivo e rodoviário), motorhomes, veículos e equipamentos fora de estrada (energia, mineração e aplicações de construção) e veículos de defesa (táticos com rodas e esteiras). Fundada em 1915, a empresa está sediada em Indianápolis, Indiana, EUA. Com presença em mais de 150 países, a Allison possui sedes regionais na Holanda, China e Brasil, fábricas nos EUA, Hungria e Índia, bem como recursos globais de engenharia, incluindo centros de engenharia de eletrificação em Indianápolis, Indiana, Auburn Hills, Michigan e Londres no Reino Unido. A Allison também possui aproximadamente 1.600 distribuidores e revendedores independentes em todo o mundo. Para maiores informações, allisontransmission.com.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Projeto REEXISTIR – 2ª Edição
Projeto REEXISTIR – 2ª Edição O projeto REEXISTIR chega à sua segunda edição, reafirmando-se como um espaço de expressão, pertencimento e t...

-
Mattão e Monteiro e Renato Vilela se apresenta em Campinorte (GO) Os artistas se apresentam na cidade em uma noite especial Nos dias 13 ...
-
Recebe aposentadoria e pensão? Veja quando a isenção por doença grave pode ser aplicada e como comprovar Mesmo com direito à isenção por d...
-
O Boticário expande portfólio com L’eau de Lily Blanche Na vanguarda da inovação e do desenvolvimento de produtos que conectam lovers da mar...
Nenhum comentário:
Postar um comentário