segunda-feira, 2 de fevereiro de 2026

Exposição Eu Vou Cuidar do Seu Jardim

Eu Vou Cuidar do Seu Jardim A Galeria de Vidro do Centro Cultural UFG, em Goiânia, recebe de 7 a 30 de fevereiro de 2026 a exposição Eu Vou Cuidar do Seu Jardim, do artista visual Emilliano Freitas, com curadoria de Mariane Beline. A abertura acontece no dia 7 de fevereiro, das 9h30 às 12h. A mostra apresenta 19 pinturas da série Cultivar jardins como quem mantém a mãe viva. A pesquisa tem como ponto de partida filmagens em VHS realizadas em 1998 pela mãe do artista, Elcione, que registrou seu jardim de roseiras, intercalando cenas de celebrações familiares com aproximações intensas da vegetação. Esses registros constroem uma paisagem íntima, onde o gesto de filmar se confunde com o cuidado.
Professor do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Goiás, Câmpus Goiás, Emilliano Freitas mora e trabalha na cidade de Goiás. Sua poética investiga as memórias como possibilidades para pensar a contemporaneidade, acionando arquivos pessoais e contranarrativas para reposicionar relações afetivas e modos de existência. Com trajetória consolidada, o artista já apresentou seus trabalhos em importantes instituições culturais e museológicas no Brasil, com exposições realizadas em cidades como Rio de Janeiro, Fortaleza, Florianópolis, São Paulo, Macapá, Porto Alegre, Uberlândia, Goiânia, Anápolis, Palmas, Gurupi e Londrina, evidenciando sua inserção no circuito das artes visuais do país. A partir de arquivos familiares, Emilliano Freitas desenvolve uma poética visual que associa cultivo, permanência e cuidado. As obras são realizadas com esmalte de unha sobre papel, material que carrega uma dimensão doméstica e afetiva, acionando a presença da mãe como figura central de um imaginário construído entre memória, imagem e tempo.
O uso do esmalte de unha também estabelece uma relação direta com a ancestralidade das manicures de sua família, como mãe, tias e primas. Ao ressignificar esse material, o artista propõe um diálogo com a construção de seu corpo de menino, atravessado por imaginários heteronormativos, patriarcais e coloniais, e pelas subjetividades produzidas na formação das crianças. Para Emilliano Freitas, “cultivar jardins com espessas camadas de tinta brilhante torna-se um símbolo de preservação das memórias familiares, inserindo os jardins como espaços de acolhimento e resistência, onde vida e morte coexistem e convidam à reflexão sobre o tempo e a efemeridade, tornando-se testemunhas silenciosas de gestos íntimos”. Segundo a curadora Mariane Beline, o uso do esmalte de unha nas pinturas “evoca uma escolha poética e também política. Há um sombreamento construído pelas camadas sintéticas do esmalte que projeta imagens de naturezas não mortas, mas naturezas vivas, que beiram a abstração, como a captura de um movimento congelado em camadas brilhantes que se sobrepõem”. Eu Vou Cuidar do Seu Jardim investiga as memórias familiares como caminhos para pensar o presente, utilizando arquivos pessoais para criar contranarrativas e refletir sobre como construímos nossas individualidades em relação com o coletivo. A exposição propõe o cuidado como elo intergeracional, unindo o pessoal e o coletivo na construção e preservação das memórias.
Serviço Exposição individual de Emilliano Freitas Galeria de Vidro – Centro Cultural UFG Goiânia/GO | 7 a 27 de fevereiro de 2026 Abertura: 7 de fevereiro, das 9h30 às 12h

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Semana do Cinema com ingressos a R$:12,00

Cineflix do Aparecida Shopping participa da Semana do Cinema com ingressos a R$ 12 A ação acontece de 5 a 11 de fevereiro e inclui salas...