sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026
Einstein - Carnaval com saúde: cuidados essenciais para evitar desidratação, quedas e mal-estar
Carnaval com saúde: cuidados essenciais para evitar desidratação, quedas e mal-estar
Médico do Einstein Goiânia alerta para riscos comuns na festa e orienta cuidados simples para curtir sem sustos
Com a chegada do Carnaval, cresce também a procura por atendimentos de urgência relacionados a excessos que poderiam ser evitados com medidas básicas de prevenção. O cenário típico da folia, com calor intenso, longas horas em pé, pouca alimentação, hidratação insuficiente e consumo de álcool, costuma resultar em quadros de desidratação severa, intoxicação alcoólica e traumas, como quedas e lesões.
De acordo com o médico Luiz Alves Ferreira Filho, coordenador do pronto atendimento do Einstein Goiânia, esses são os casos que mais sobrecarregam os serviços nesta época. Na avaliação do médico, o deslize mais comum do Carnaval é subestimar o próprio corpo e agir como se fosse possível “compensar” todos os excessos depois. Muitas pessoas até tentam intercalar água com bebida alcoólica, mas acabam deixando de lado hábitos essenciais para manter o equilíbrio. O cuidado precisa ser contínuo, inclusive durante a festa.
Para curtir com mais segurança, a recomendação é simples e prática: manter a hidratação ao longo do dia, mesmo antes de sentir sede, fazer pausas em locais ventilados ou com sombra, evitar exageros no álcool e lembrar que ele aumenta a perda de líquidos e reduz a percepção dos próprios limites.
“A combinação de álcool, calor e tempo prolongado em pé é uma das mais perigosas durante o Carnaval, porque desorganiza o funcionamento natural do organismo. Essa tríade é arriscada porque gera um colapso na autorregulação do corpo. O álcool acelera a perda de líquidos, enquanto o calor exige que o corpo sue para resfriar. Além disso, ele mascara os sinais de cansaço e dor, o que leva o indivíduo a ultrapassar os limites físicos do coração e das articulações”, avalia o médico.
Também é importante se alimentar bem antes de sair e durante a folia, priorizando refeições leves, além de respeitar o descanso e o sono entre um dia e outro para que o corpo consiga se recuperar. Quem tem doenças crônicas deve manter o uso correto das medicações e não interromper o tratamento por conta da festa. “Nos preocupa o paciente que já tem uma condição crônica, como hipertensão ou diabetes, e que, ao negligenciar o uso da medicação ou o repouso, chega ao pronto atendimento com crises hipertensivas ou descompensações glicêmicas. São casos evitáveis se a pessoa entender que a festa não é um hiato no cuidado com a saúde”, afirma.
Busque atendimento
Alguns sinais não devem ser ignorados e exigem busca imediata por atendimento médico, sem a tentativa de “esperar passar”. Ao perceber sinais como desmaio, confusão mental, fala arrastada, vômitos intensos ou sinais claros de desidratação grave, a orientação é procurar atendimento médico imediatamente para evitar complicações.
Outros sintomas como dor no peito e palpitações persistentes também são sintomas importantes, pois “podem indicar sobrecarga cardíaca”, além de sinais de desidratação grave, como ficar longos períodos sem urinar, ter boca extremamente seca e olhos encovados (caracterizam-se pela aparência profunda dos globos oculares nas órbitas, frequentemente acompanhada de olheiras e sombras). Em casos de vômitos intensos e repetidos, o risco aumenta ainda mais. “Quando a pessoa não consegue mais reter líquidos pela via oral, a intervenção venosa é necessária para evitar a falência renal”, explica.
O pronto atendimento do Einstein Goiânia funciona 24 horas com atendimento ortopédico, pediátrico e adulto, com médicos de todas as especialidades para atendimentos de urgência e emergência. Uma combinação de tecnologia de ponta, corpo clínico de excelência e protocolos estruturados garantem um melhor cuidado.
Sobre o Einstein Goiânia
O Einstein Goiânia é o primeiro hospital privado da rede fora de São Paulo, inaugurado em 2021. Com 18 mil metros quadrados, a unidade dispõe de 35 leitos operacionais, cinco salas cirúrgicas, pronto atendimento 24 horas, incluindo ortopedia e pediatria, UTI e serviço de transplante de medula óssea. Em março de 2024, passou a oferecer atendimento pediátrico completo, cobrindo desde procedimentos simples até casos de alta complexidade. Também foi pioneiro na implantação da primeira plataforma de cirurgia robótica de Goiás, com mais de 1.500 procedimentos realizados até o primeiro semestre de 2025. A unidade conta, ainda, com um centro de ensino, que oferece mais de 30 cursos de pós-graduação em saúde e gestão hospitalar, além de formações de curta duração, e com um centro de inovação dedicado ao desenvolvimento de tecnologias para aprimorar o setor de saúde na região.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Flamboyant Shopping inaugura atrações imersivas para o público infantil
Flamboyant Shopping inaugura atrações imersivas para o público infantil O Flamboyant Shopping acaba de lançar duas novas experiências int...
-
FESTA FANTASIA - HALLOWEEN Festa a fantasia da sauna Acqua Sul no dia 25 de outubro promete momentos inesquecíveis. Solte a imaginação,...
-
Halloween Divertido A criançada já pode preparar as fantasias e as travessuras para a programação mais assustadoramente divertida do Shop...
-
Na tarde desta sexta-feira (31), a WV Maldi e a OSC Mundo Mulher** entregaram as doações da Campanha Lenço Solidário ao Hospital Araújo Jorg...

Nenhum comentário:
Postar um comentário