terça-feira, 12 de agosto de 2025
Volta às aulas: especialista orienta como tornar a readaptação mais tranquila
Volta às aulas: especialista orienta como tornar a readaptação mais tranquila
Diretor do Colégio Sigma, Marcelo Tavares, explica como famílias e escolas podem contribuir para o retorno saudável dos alunos após o recesso escolar
O retorno às aulas após o recesso de meio de ano é um momento de reencontros e expectativas, mas também exige cuidado. Marcelo Tavares, diretor geral do Colégio Sigma, lembra que “qualquer interrupção na rotina — que pode variar de 15 a 30 dias — pode enfraquecer hábitos ainda não totalmente consolidados”. Segundo ele, é nesse período que podem surgir comportamentos desalinhados com a vida escolar, tornando essencial a atenção conjunta de famílias e instituições.
Para o educador, receber os alunos com entusiasmo é fundamental, mas sem abrir mão de reforçar combinados e regras já estabelecidas. Ele recomenda momentos de conversa para saber como foram as férias e, de forma natural, relembrar disciplina, organização e expectativas de aprendizagem. “A volta dos alunos deve ser celebrada: sorrisos, conversas, curiosidade e energia positiva”, ressalta o diretor.
Outra estratégia destacada por Tavares é a organização de sessões de revisão. O objetivo é retomar conteúdos essenciais do primeiro semestre com atividades práticas de fixação, garantindo que todos estejam no mesmo ponto de partida. Além disso, ele incentiva o fortalecimento das monitorias, como forma de acolher alunos que precisam de apoio extra para retomar a rotina. “Um sistema estruturado de monitorias aumenta a sensação de pertencimento e apoio”, afirma Marcelo Tavares.
O especialista também sugere uma tolerância controlada com horários na primeira semana, ajudando os estudantes a se readaptarem gradualmente. Essa flexibilidade, no entanto, deve vir acompanhada da clareza sobre a importância da pontualidade. Ele ainda alerta para a observação de sinais emocionais, como isolamento ou choro, que podem indicar situações vividas durante o recesso. “Treinamentos específicos e rodas de conversa fortalecem essa cultura de cuidado”, pontua Tavares.
Para Marcelo Tavares, a retomada bem-sucedida das aulas depende da parceria entre escola e família. Adaptar-se com sensibilidade, atenção e diálogo é, segundo ele, um investimento direto no bem-estar e no aprendizado. “A escola é um espaço vivo de crescimento, e o sucesso dessa retomada depende do trabalho conjunto entre famílias e equipe escolar”, conclui o diretor.
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