quinta-feira, 28 de agosto de 2025
Hecad realiza 1º simulado realístico de catástrofe com atendimento a 20 vítimas
Hecad realiza 1º simulado realístico de catástrofe com atendimento a 20 vítimas
A simulação envolveu crianças em diferentes graus de gravidade e contou com apoio de órgãos de segurança e resgate
Profissionais do Hecad realizam atendimento durante o simulado de catástrofe
O Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad) promoveu, nesta quarta-feira (27), o 1º Simulado Realístico de Catástrofe. A atividade foi realizada no cenário de um desabamento de teto da Escola Municipal Professora Amélia e mobilizou profissionais de saúde e equipes de resgate. Referência em pediatria, o Hecad registra cerca de 50 mil atendimentos anuais de urgência e emergência.
Ao todo, 20 crianças foram atendidas durante o simulado. Entre as vítimas, três estavam em estado grave, seis em estado moderado e onze em estado leve. O objetivo foi preparar a equipe da unidade para atuar em situações críticas, em que a agilidade e a tomada de decisão são fundamentais.
De acordo com a Diretora-assistencial, Etiene Carla Miranda, a realização do simulado permite colocar em prática os protocolos de emergência em um ambiente controlado. “Esse tipo de treinamento oferece a oportunidade de vivenciar um cenário muito próximo da realidade, preparando os profissionais para atuarem com segurança em momentos de pressão”, afirmou.
O simulado também contou com a participação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO), do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e da Polícia Militar do Estado de Goiás (PM-GO). As equipes atuaram de forma integrada, fortalecendo a parceria entre os serviços de saúde e segurança.
A Diretora destacou ainda que a iniciativa é uma forma de avaliar o cumprimento do Plano de Catástrofe do hospital. Além disso, possibilita a melhoria contínua dos fluxos de atendimento e da comunicação entre os profissionais.
Mesmo com a simulação, todos os serviços de rotina do hospital seguiram normalmente, sem qualquer impacto para os pacientes.
Foto: Iron Braz (SES-GO) / Texto: Lais Castilho (Agir)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Secult Goiás divulga resultado final do edital de apresentações instrumentais
Secult Goiás divulga resultado final do edital de apresentações instrumentais Canto em Todos os Cantos seleciona 11 atrações solo, em du...

-
Mattão e Monteiro e Renato Vilela se apresenta em Campinorte (GO) Os artistas se apresentam na cidade em uma noite especial Nos dias 13 ...
-
O Boticário expande portfólio com L’eau de Lily Blanche Na vanguarda da inovação e do desenvolvimento de produtos que conectam lovers da mar...
-
Recebe aposentadoria e pensão? Veja quando a isenção por doença grave pode ser aplicada e como comprovar Mesmo com direito à isenção por d...
Nenhum comentário:
Postar um comentário