segunda-feira, 30 de junho de 2025
Workshops reúnem 15 dançarinos de destaque, 7 deles internacionais, em Festival Internacional em Goiânia; inscrições estão abertas
Workshops de dança em Goiânia reúnem 15 dançarinos de destaque, 7 deles internacionais; inscrições estão abertas
Aulas acontecem de 1º a 6 de julho, como parte do Festival Internacional de Dança Goiás 2025, e abordam Ballet Clássico, Contemporâneo, Jazz, Sapateado e Danças Urbanas
O Festival Internacional de Dança Goiás 2025 está com inscrições abertas para seus workshops e masterclasses. As formações, que abrangem Ballet Clássico, Contemporâneo, Jazz, Sapateado e Danças Urbanas, serão ministradas de 1º a 6 de julho no Centro Cultural Oscar Niemeyer, em Goiânia. Entre os professores, destacam-se nomes internacionais vindos de locais como Bruxelas, Carolina do Norte, Washington D.C., Nova Iorque, Paris e Los Angeles.
Há oportunidades para todos os níveis, do infanto/juvenil ao avançado. Uma novidade desta edição são os cursos voltados para professores e diretores: Curso Teórico-Prático de Processo Criativo e Composição Coreográfica; e Metodologia para Professores de Ballet Clássico. As inscrições estão abertas em https://dancagoias.com.br/workshops, com taxas a partir de R$ 80,00 e vagas limitadas.
Reconhecido como um dos maiores e mais importantes eventos do gênero no Brasil, o evento também terá apresentações de companhias goianas convidadas, batalhas de All Styles e Hip Hop e diversas competições distribuídas em oito estilos, todas com entrada gratuita para o público. Nesta edição, os prêmios em dinheiro somam R$ 75 mil, o maior já visto em um evento de dança no país. Também serão entregues mais de 50 bolsas de estudos e residências artísticas no exterior.
Durante os seis dias do evento, os participantes contarão ainda com lanchonete, restaurante e uma Feira de Dança, onde poderão adquirir produtos das principais marcas do setor. O Festival Internacional de Dança Goiás 2025 é realizado pelo Studio Dançarte e conta com o apoio do Conselho Brasileiro da Dança e do Governo do Estado de Goiás, por meio da Lei Goyazes, além do patrocínio da Piracanjuba. Mais informações sobre o festival podem ser obtidas no instagram @festivaldancagoias ou pelo site dancagoias.com.br.
Conheça quem são os professores INTERNACIONAIS dos workshops do Festival Internacional de Dança Goiás 2025:
Andres Estevez
Andres Estevez iniciou seus estudos em dança em Havana (Cuba), e ingressou no ‘Ballet Nacional de Cuba’ sob a direção de Alicia Alonso. Depois de várias temporadas, Andres Estevez ingressou no ‘Ballet Clasico de la Havana’ sob a direção de Laura Alonso, onde sua carreira floresceu e, em seguida, tornou-se bailarino principal. Sua carreira inclui turnês e galas de vários países, além de ganhar medalhas de prata e bronze na competição ‘Alicia Alonso’ em Cuba. Em 1996, Andres Estevez ingressou no ‘Miami City Ballet’ sob a direção de Edward Villella, onde atuou em muitas coreografias de Balanchine, incluindo Stars and Stripes, Scotch Symphony e Allegro Brilliante. Em 1998, ingressou no ‘Orlando Ballet’ como bailarino principal sob a regência de Fernando Bujones. Em 2009, Andres Estevez se juntou ao ‘BalletMet’, apresentando uma variedade de repertórios clássicos, de ‘Balanchine’ e de dança contemporânea. Em seu primeiro ano no ‘BalletMet’, ele recebeu o prêmio ‘Violetta Boft Memorial’ em reconhecimento à realização pessoal e dedicação ao mundo da dança. Em 2017, ele se aposentou dos palcos e se tornou o Diretor Associado do ‘BalletMet 2’ e, em 2018, foi promovido ao cargo de Diretor de Ensaios da Companhia. O Sr. Estevez foi convidado a fazer parte do júri em várias competições de balé.
Andy da Veiga
Andy da Veiga possui formação em Jazz, Ballet Clássico e Lírico pela Escola de Dança “Studio 11”, em Narbonne, na França. Andy da Veiga fez curso de formação em dança comercial ao lado de Blake Mcgrath, Nika Kljun, Dana Alexa, Hamilton Evans, Jojo Gomez, Miguel Zarate e HJ.R. Taylor. Andy da Veiga dançou em diversos eventos para cantores e grupos musicais como Gilbert Montagné, Grupo Ottawan, Laroche Valmont, Patrick Hernandez, dentre outros. Andy também dançou para o jogo de vídeo game “Just Dance” de 2019 a 2023 em várias edições do jogo. Andy da Veiga dançou e, em algumas ocasiões, modelou para marcas como Yves Saint Laurent (2021), La Zarra (2022), Homme Plissé Issey Miyake (2022), Star Academy (2022), Christian Dior (2024), dentre outras. Andy da Veiga é um coreógrafo renomado, que coreografou para grandes eventos e marcas, como Givenchy (2019), LFAUIT (2019), Just Dance (2023/2024), Coca Cola (2022), DisneyLand Paris (2023/2024), Nike (2023), dentre outras. De 2018 até o presente momento Andy é professor de Street Jazz nas escolas “Studio A”, “Studio Harmonic” e “Lax Studio” em Paris, além de dar aulas em diversos workshops na França e em outros países da Europa.
Chris Payne Dupré
Chris Payne Dupré é um talentoso coreógrafo, dançarino, educador, cantor e cineasta de Los Angeles. Ele coreografou para artistas icônicos como Prince, Katy Perry, Jason Derulo e Backstreet Boys. Como artista, Chris estreou em musicais da Broadway no elenco original de AIDA, vencedor do Tony e do Grammy. Como educador de dança, ele ensina professores e possui ampla experiência em disciplinas como jazz, balé, hip hop e salsa. De convenções de dança a workshops, os mais de 30 anos de experiência de Chris em ensino abrangem o mundo todo.
Joshua Rodriguez
Natural de Los Angeles, JM. Rodriguez se formou na ‘Los Angeles County High School for the Arts’, onde estudou balé, dança Horton (sob a orientação do lendário mestre de dança Horton, Don Martin) e Luigi Jazz. Desde então, Joshua tem trabalhado tanto comercialmente quanto na cena da dança de concerto. Após assinar com agentes aos 19 anos, Joshua começou a trabalhar como dançarino profissional para programas de TV e shows itinerantes. Ele trabalhou com artistas como Katy Perry, Arcade Fire e The Marias; dançou em espetáculos como Shake It Up da Disney, ROAR da Apple TV, Mysterious Benedict Society da Disney Plus e Dear White People da Netflix; e trabalhou com coreógrafos como Nina McNeely, Fatima Robinson, Marguerite Derricks, Ryan Heffington e muitos outros. Desde o verão de 2012, JM. Apresenta-se e excursiona como membro da companhia de dança ‘Los Angeles Contemporary Dance Company’ e teve a oportunidade de trabalhar com coreógrafos como Christian Denice, Roderick George, Alice Clock e Whytberg (fundadores da ‘GroundGrooves’). Com mais de 10 anos de experiência, tanto no ambiente comercial quanto no corporativo, JM. começou a fundir sua mistura de dança contemporânea, que incorpora muito de suas raízes em Horton, com uma mistura de musicalidade comercial e fluidez contemporânea. Seu objetivo é criar o tipo de ambiente onde todos no espaço possam encontrar realização no processo de aprendizagem por meio do movimento e da música.
Mariaelena Ruiz
Mariaelena Ruiz, vencedora do Prêmio de Professora Destaque da Final do ‘Youth America Grand Prix NYC’ de 2019, nasceu em Caracas, Venezuela, onde foi treinada e orientada pela Primeira Bailarina do ‘Ballet Russe’ de Monte Carlo, Nina Novak. Com apenas 14 anos, Mariaelena tornou-se a integrante mais jovem do Ballet Nacional de Caracas, sob a direção de Vicente Nebrada. Logo depois, conquistou o 3º lugar na Divisão Júnior do Concurso Internacional de Ballet Jackson USA e recebeu uma bolsa integral para continuar sua formação na ‘School of American Ballet’, em Nova York.Nos sete anos seguintes, Mariaelena desempenhou papéis principais no ‘Bay Ballet Theater’, no ‘Cleveland San Jose Ballet’ e no ‘Ballet Hispanico’, além de se apresentar como artista convidada para diversas companhias nos EUA e na Europa. Entre 2000 e 2006, dançou um extenso repertório de Balanchine com o ‘Suzanne Farrell Ballet’ no ‘Kennedy Center for the Performing Arts’ e em turnês pelos EUA e pela Europa. Em 2000, Mariaelena começou a lecionar na ‘The Rock School for Dance Education’ e tornou-se Mestre de Ballet em 2006, treinando algumas das estrelas mais brilhantes do balé da atualidade. Em 2015, ela e o marido tornaram-se sócios do ‘Cary Ballet Conservatory’, onde Mariaelena estabeleceu o ‘Programa de Treinamento Profissional’. No mesmo ano, foi nomeada ‘Diretora Artística’ da ‘Cary Ballet Company’. Sob sua liderança, o Conservatório conquistou reconhecimento nacional, recebendo o Prêmio de Escola de Destaque no ‘YAGP’ e no ‘ADC’, além de ser destaque nas revistas ‘Dance’ e ‘Pointe’. Juíza e professora convidada muito requisitada, Mariaelena atuou no júri do ‘YAGP’ e colaborou com a ‘New York International Ballet Competition’. Mariaelena treinou medalhistas em grandes competições, incluindo o ‘Moscow IBC’, ‘Jackson USA IBC’, ‘Boston IBC’, ‘Prix de Lausanne’, ‘Youth America Grand Prix’ e o ‘American Dance Competition’. Sob a liderança de Mariaelena, o ‘Cary Ballet Conservatory’ foi homenageado com o Prêmio de Escola de Destaque do ‘Youth America Grand Prix’ de 2017 a 2024 e o Prêmio de Escola de Destaque ADC|IBC em 2017, 2018, 2022 e 2024. Os bailarinos do ‘Cary Ballet Conservatory’ foram convidados para o ‘Prix de Lausanne’ em 2021, 2023 e 2024, com um de seus bailarinos conquistando a medalha de prata em 2025.
Steve Coutereel
Formado pela Academia Real de Ballet de Antuérpia, Steve Coutereel iniciou sua carreira profissional no Royal Ballet de Flandres. Ansioso por expandir seu repertório, continuou sua jornada artística com o ‘Ballet du Nord’ em Roubaix, França, antes de se mudar para os Estados Unidos. Em 1995, ingressou no ‘San Francisco Ballet’ sob a regência de Helgi Tomasson, aprimorando seu domínio do repertório de Balanchine. Em seguida, embarcou em uma colaboração de três anos com a renomada ‘Hubbard Street Dance Chicago’, explorando obras de Nacho Duato, Twyla Tharp e Daniel Ezralow. Coutereel posteriormente ingressou no ‘Les Grands Ballets Canadiens’ de Montréal como solista principal, onde se apresentou por cinco temporadas, interpretando papéis de coreógrafos lendários como Kenneth MacMillan, Mats Ek, Stijn Célis, Jiří Kylián e Ohad Naharin. Após uma distinta carreira na área de performance, ele assumiu a função de mestre de balé, cargo que ocupou por sete temporadas. Em 2020, foi nomeado Coordenador Artístico do ‘Les Grands Ballets Canadiens’, contribuindo ainda mais para o desenvolvimento artístico da companhia. Steve é representante da GCDANCEVENTS e é convidado mundialmente como membro do júri e como ‘coach’, buscando bailarinos talentosos para oportunidades internacionais.
Vivake Khamsingsavath
Vivake Khamsingsavath (Vive) é um dançarino, professor e coreógrafo laosiano-americano do Brooklyn, Nova York. Ele estudou dança na Universidade de Binghamton, onde obteve seu diploma de bacharel em inglês. Vive fez turnês pelo mundo ensinando e se apresentando. Em 2012, Vive decidiu concentrar seu trabalho na cidade de Nova York, onde se apresentou em locais notáveis, incluindo ‘The Shed’, ‘Lincoln Center’, ‘Radio City Music Hall’, ‘Carnegie Hall’, ‘Broadway at Bryant Park’ e ‘Mercedes Benz Fashion Week’. Vive compareceu no ‘Today Show’, no ‘The View’ e no ‘Good Morning America’. Ele foi listado como um dos "Homens Mais Quentes da Dança" pelo ‘The Huffington Post’, destaque em campanhas para ‘The W Hotels’, ‘VISA’, ‘Nintendo’ e ‘Sears’. Vive foi coreógrafo para ‘Hermès’, ‘The US Open’, ‘Bravo TV’, ‘Bloomingdales’, ‘PUMA x Maybelline’, ‘NARS Cosmetics’, ‘Lululemon’ e "I Am The Night" da ‘TNT’. Vive é diretor da ‘Dance United’, uma organização artística que oferece oficinas de dança cultural para escolas públicas carentes em Nova York. Vive é atualmente artista na ‘Battery Dance Company’, uma companhia itinerante internacional cuja missão é empoderar comunidades por meio da dança. Ele é apaixonado por compartilhar o poder da dança com outras pessoas.
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