quinta-feira, 16 de outubro de 2025

Sugestão de pauta: Hugol melhora giro de leitos com implantação de Escritório de Gestão de Alta

Hugol melhora giro de leitos com implantação de Escritório de Gestão de Alta A nova sala é destinada a pacientes com baixo risco assistencial que já receberam alta médica, mas ainda aguardam transporte para deixar o hospital. Equipe Hugol no escritório de gestão de alta (Foto: Divulgação/Hugol) Com foco em otimizar a utilização dos leitos hospitalares e acelerar o fluxo de desospitalização, o Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol) implantou, em maio, o Escritório de Gestão de Alta. A iniciativa tem como objetivo principal aprimorar a rotatividade dos leitos, sem comprometer a qualidade, segurança e o conforto dos pacientes. Uma das ações centrais da nova estratégia é a criação da Sala de Alta, com capacidade para 10 leitos, em funcionamento das 9h às 21h, com apoio de técnico de enfermagem em cada turno. O espaço é destinado a pacientes com baixo risco assistencial que já receberam alta médica, mas ainda aguardam transporte para retorno ao domicílio. Assim, os leitos de internação ficam disponíveis para novos pacientes. Segundo a Gerente do Núcleo Interno de Regulação (NIR) do Hugol, Nathalia Marques, a sala de Alta atua de forma integrada com as unidades de internação e com a equipe multiprofissional, otimizando o processo de alta e contribuindo diretamente para a eficiência operacional da instituição. “Com o Escritório de Alta, conseguimos coordenar melhor as etapas do processo de saída hospitalar, reduzindo o tempo de permanência dos pacientes e agilizando a liberação de leitos. Essa estratégia está diretamente ligada a nossa reunião de alinhamento diário, no qual monitoramos pendências e garantimos uma transição segura e eficiente para o paciente”, destaca Nathalia Marques. Desde sua implantação, a sala de alta tem apresentado resultados positivos, como maior rotatividade de leitos, agilidade no acolhimento de novos pacientes e aumento da satisfação dos usuários em relação ao processo de alta. O modelo adotado segue boas práticas de gestão hospitalar e reforça o compromisso do Hugol com a qualidade da assistência e a eficiência na utilização de seus recursos. Contatos: Fabiane Rebelo:

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