quinta-feira, 29 de maio de 2025
Com ajuda do WhatsApp, Hugol transforma experiência do doador de sangue
Com ajuda do WhatsApp, Hugol transforma experiência do doador de sangue
Em períodos de baixa nos estoques, hospital faz chamado via mensagem de aplicativo; unidade realiza cerca de 929 transfusões por mês
O Banco de Sangue do Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol) está transformando a experiência dos doadores de sangue por meio do uso da tecnologia. Em momentos de baixa no estoque, eles são convidados por mensagens personalizadas no WhatsApp, o que tem auxiliado a unidade a manter uma reserva em quantidade segura para os pacientes.
A estratégia, chamada “Experiência do Doador”, foi desenvolvida pela equipe de Tecnologia da Informação da Associação de Gestão, Inovação e Resultados em Saúde (Agir), responsável pela gestão do Hugol. Além dos convites, toda a jornada do doador é acompanhada via mensagens no aplicativo, desde o cadastro na recepção da unidade até a utilização do sangue doado.
“O momento mais comovente acontece quando o doador recebe uma mensagem informando que seu sangue foi utilizado em uma transfusão. Essa atualização transforma a experiência de doar, deixando de ser apenas um ato nobre e tornando-se uma conexão real com a vida que ele ajudou a salvar”, conta o gerente médico do Banco de Sangue do Hugol, Dr. Adriano Arantes.
Para se ter uma ideia, o Banco de Sangue do Hugol recebe uma média de 760 doadores por mês e realiza cerca de 929 transfusões mensais em pacientes da unidade.
Como funciona?
Ao realizar o cadastro no Banco de Sangue do Hugol para efetuar a doação, o doador fornece o telefone de contato e autoriza o envio de mensagens via WhatsApp. A partir desse cadastro, em menos de dois minutos e de forma automática, o chatbot desenvolvido pela equipe de Tecnologia da Informação entra em ação e dispara a primeira mensagem.
Neste momento, o doador é acolhido com uma mensagem de boas-vindas, um vídeo que apresenta um pouco mais sobre a instituição e informações básicas sobre a doação. Após a coleta, é enviada outra mensagem com os cuidados pós-doação e um agradecimento pela solidariedade, contendo também o link da pesquisa de satisfação.
Em 72 horas, o doador é informado sobre a liberação dos resultados dos exames realizados em seu sangue ou sobre a necessidade de agendamento para orientações médicas. “Essa comunicação constante faz com que o doador sinta que sua contribuição é valorizada, gerando um sentimento de pertencimento e compromisso”, explica Adriano.
Além disso, o chatbot envia mensagens carinhosas e personalizadas de aniversário, alertas sobre o período ideal para uma nova doação, mudança de categoria da carteira do doador, liberação após período de inaptidão, entre outras. “Cada mensagem enviada é um lembrete de que pequenas ações têm grandes repercussões”, finaliza o gerente.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Grupo Navesa promove evento para celebrar a chegada da GAC em Goiânia
Grupo Navesa promove evento para celebrar a chegada da GAC em Goiânia O Grupo Navesa, referência no mercado concessionário em Goiás e Camp...
-
Mattão e Monteiro e Renato Vilela se apresenta em Campinorte (GO) Os artistas se apresentam na cidade em uma noite especial Nos dias 13 ...
-
Recebe aposentadoria e pensão? Veja quando a isenção por doença grave pode ser aplicada e como comprovar Mesmo com direito à isenção por d...
-
O Boticário expande portfólio com L’eau de Lily Blanche Na vanguarda da inovação e do desenvolvimento de produtos que conectam lovers da mar...
Nenhum comentário:
Postar um comentário